Pós doutores
Danay Manzo Jaime
Possui graduação em Bacharelado em Física de Materiais e Nanotecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017), concluiu o Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2020 e o Doutorado na mesma instituição em 2024. Atualmente, realiza pós-doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais na UFSC, além de integrar o Grupo de Pesquisa em Polímeros e Manufatura Aditiva (GPMA) no Campus Florianópolis. Sua expertise abrange a área de Física, com foco em Física da Matéria Condensada, destacando-se em técnicas como feixe de íons, RBS, TEM e MEV, com ênfase em estudos de semicondutores amorfos e porosos. Também possui experiência na pesquisa de materiais poliméricos e compósitos, com contribuições significativas na fabricação de nanofibras por eletrofiação e na síntese de polímeros intrinsecamente condutores, compósitos e nanocompósitos poliméricos, especialmente para a produção de sensores de gás. Atualmente, sua pesquisa concentra-se na aplicação da técnica de Impressão 3D por extrusão, utilizando filamentos comerciais e de fabricação própria, solúveis que, ao serem revestidos com PAni, adquirem propriedades eletro-responsivas.
Francielle Crocetta Turazzi
Doutora (2024) e Mestra (2019) em Ciência e Engenharia de Materiais, na área de Polímeros pela Universidade Federal de Santa Catarina. Experiência em síntese, caracterização e aplicação de materiais poliméricos. Bacharela em Química (2016) pela Universidade Federal de Santa Catarina com experiência na área de Química Analítica, principalmente em técnicas de preparo de amostra, como microextração em fase sólida (SPME), extração em ponteira dispersiva (DPX), microextração em fase sólida de filme fino (TF-SPME), em técnicas de separação, como cromatografia gasosa e cromatografia líquida.
Leonardo Santana
Doutor em Engenharia Mecânica na Universidade do Porto (UP), com bolsa integral do CNPq, alocado no Laboratório de Desenvolvimento de Produtos e Serviços (LDPS-FEUP). Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com bolsa CAPES e integrante do Grupo de pesquisa do Laboratório de Projeto e Fabricação de Componentes de Plástico Injetado (CIMJECT-UFSC) e do Grupo de pesquisa em processos de fabricação e tecnologia dos materiais (PFBMAT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Foi pesquisador de Impressão 3D e Soldagem Automatizada no IFSC. Faz parte, como pesquisador, do Laboratório Associado de Energia, Transporte e Aeronáutica (LAETA) do INEGI, Portugal. Tem experiência na área de Planejamento e Estatística Experimental, Robótica, Mecatrônica e Automação, com ênfase em Soldagem Robotizada, Software CAM, Arduino, Impressão 3D e máquinas de Manufatura Aditiva por extrusão baseadas em projetos open source. Atualmente é Pós-doutorando em Engenharia Mecânica na USP.
Mayara Cristina Bertolini
Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015), graduação em Química Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015), mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018) e doutorado em Doctoral Program in Materials, Mechatronics and Systems Engineering – Università Degli Studi di Trento (2022).
Sílvia Daniela Araújo da Silva Ramôa
Possui graduação em Química – Ramo Controlo de Qualidade de Matérias Plásticas pela Universidade do Minho (2006), Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Química e Engenharia de Materiais, com ênfase em Polímeros, sobretudo no processamento e fabricação de polímeros condutores de eletricidade e compósitos, reologia e aplicação em blindagem de radiação eletromagnética. Atualmente é aluna de Pós-Doutorado no Programa de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (UFSC) e suas pesquisas são na área de Polímeros Intrinsecamente Condutores, nomeadamente polipirrol e polianilina.